terça-feira, 27 de outubro de 2009
CULTURA E SAUDE SEXUAL E REPRODUTIVA EM SALVADOR
A população jovem do bairro Sussuarana, em Salvador, terá novos elementos para seus projetos de vida. É que o UNFPA, em parceria com a Embaixada dos Países Baixos, lança no próximo dia 7 de novembro o projeto “Promovendo os Direitos de Jovens: Cultura e saúde sexual e reprodutiva em Salvador”, dirigido aos jovens de 16 a 24 anos, de ambos os sexos.
O principl objetivo desta iniciativa é contribuir para a costrução de projetos de vida e tomada de decisões reprodutivas, estimulando a participação social de jovens de 16 a 24 anos.
De uma forma dinâmica, com DANÇA, TEATRO, FOTOGRAFIA, VIDEO, RADIO E GRAFITE, o projeto vai abordar temas relacionados a direitos da população jovem, sexualidades, saude sexual e reprodutiva, relacões raciais e de gênero, diversidade sexual, mediação de conflitos, participação juvenil, controle social de politicas públicas e prevenção das doenças sexualmente transmissíveis e aids.Os temas serão trabalhados em módulos, marcados, em sua maioria, por quatro encontros de três horas cada. Ao todo, são 13 módulos: Direitos Humanos e Direitos dos Cidadãos e Cidadãs, Direito à Informação e à Comunicação, Relações de Gênero e Construção de um Ambiente Livre de Violência de Gênero contra Mulheres, Sexualidade, Direitos Sexuais e Reprodutivos, Saúde Sexual e Reprodutiva, Projetos de Vida e Decisões Reprodutivas, Juventude, Participação Social e Ação em Rede, Mediação de Conflitos, Relações Raciais e Enfrentamento ao Racismo, Diversidade Sexual, Prevenção de Doenças Sexualmente Transmissíveis e Aids, Uso de Drogas, Educação de Pares, por Pares, Intervenções Comunitárias, Educomunicação e Arte.
De acordo com a política do UNFPA para a população jovem “ Um mundo adequado para adolescentes e jovens é aquele onde seus direitos são promovidos e protegidos. É um mundo no qual meninas e meninos têm as melhores oportunidades possíveis para desenvolverem o seu potencial, se expressarem livremente, terem seus pontos de vista respeitados, e viverem sem pobreza, discriminação e violência”, ressalta Fernanda Lopes, oficial de programa em saúde reprodutiva e direitos. A iniciativa é muito importante para o UNFPA e vai integrar o conjunto de ações de cooperação já estabelecidas pelo UNFPA na Bahia, reforçando as parcerias e ampliando o diálogo entre a sociedade civil e os governos estadual e muncipal, completa Lopes.
As pessoas interessadas devem se inscrever pelo site do UNFPA ou nos pontos de inscrição em Salvador, entre os dias 9 e 19 de novembro. Para participar, a/o jovem deve residir no bairro de Sussuarana.
O projeto conta com a parceria do Instituto Mídia Étnica, CMA Hip Hop, CEAFRO/UFBA, Juventudes Negra pela Paz, Associações Comunitárias do Bairro de Sussuarana, Juventudes Negras dos Terreiros. No governo do Estado da Bahia os parceiros são: Secretaria de Promoção da Igualdade, Secretaria de Educação, Secretaria de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos, Assessoria de Relações Internacionais do Gabinete do Governador, Instituto de Gestão de Águas e Clima, Secretaria de Segurança Pública. Na Prefeitura Municipal de Salvador, a parceria se dá por meio da Assessoria de Relações Internacionais do Gabinete do Prefeito, com a Secretaria de Educação, Esporte, Cultura e Lazer, Secretaria de Saúde e Secretaria de Reparação.
As atividades aconteceram no bairro de SUSSUARANA e podem contar com envolvimento não apenas de jovens, mas também de outras pessoas que vivem ou trabalham na comunidade além de representantes da sociedade civil organizada.
Lançamento:
7 de novembro, a partir das 14h
Escola Estadual Ruth Pacheco - Rua Doutora Régia Barreto, S/N - Nova Sussuarana - Salvador – BA
Inscrições:
9 a 19 de novembro, no site do UNFPA ou nos pontos de inscrição
do projeto:
De Janeiro a Agosto de 2010
Maiores informações: www.unfpa.org.br
Assinar:
Postagens (Atom)