sexta-feira, 26 de setembro de 2008

Audiência Pública " Por uma Secretaria de Cultura para Salvador"




Dentro do contexto a ser discutido no Auditório do Bahia Center, nesta sexta-feira dia 26/09/2008 os integrantes do GJNPP, estiveram presentes para promover uma debate e ter participação na formação como cidadãos.
Foi-se discutido criação de uma Secretaria Municipal de Cultura em nosso Municipio com um amplo apoio e acompanhamento da prefeitura e do estado, dos projetos ali a serem patrocinados, foi-se tambem citado não só a criação dessa Secretaria Municipal de Cultura no Municipio como também - como disse o Sr.Roberto Pita - como a divisão de Salvador em quatro partes, assim se criaria - além da Secretaria - uma Secretaria de Cultura em cada uma dessas partes adjecentess do noso Municipio.
A Prefeitura disponibiliza 0,45% do orçamento para a cultura em nosso Municipio. Hoje reserva 0,26% do orçamento e está tentando chegar a 1%, daí a importancia da criação da Secretaria Municipal de Cultura.
E fazer assim que esses recursos cheguem aos bairros que tem como objetivo o incentivo a não violência mais sim promoção da vida, não somente estes cheguem aos bairros que geram de certa forma a economia do nosso Municipio.
Com os repasses desses recursos às entidades que lutam para tirarem os jovens do mundo das drogas e trazer-lhes uma cultura de paz, Josival ( JASF ) - integrante do Juventude Negra Pela Paz- diz o seguinte : "Que esta se formando uma ' Bola de neve ', onde os organizadores do Carnaval de Salvador vem criando uma centralização em torno do mesmo, de maneira que o carnaval deixe de ser cultural e passe a ser mais econômico onde beneficiaria somente as elites.
Os recuros não são bem distribuidos, fazendo assim que esses jovens ( que seriam beneficiados com a criação da Secretaria Municipal de Cultura, e a construção dos Centros Culturais dos bairros ) não tenho uma ocupação que venha os impedir que entrem no mundo das drogas, tornando assim necessário a criação de projetos como JNPP- Juventude Negra Pela Paz- para poder trabalhar esses jovens e os tirar desse mundo infame, trazendo-lhes uma debate/discurssão a respeito de uma melhor maneira de viver e não de sobreviver ".

Nenhum comentário: