terça-feira, 16 de setembro de 2008

Encontro de Direitos.


As 8hs da manhã do dia 14 de setembro, inicou o encontro de direito promovido pela paróquia São Daniel Comboni tendo o advogado Ponciano e o promotor de justiça Uirá como facilitadores do encontro. 
Este encontro foi uma introdução nos diversos temas do direito. No encontro foi falado um pouco sobre a república, onde Ponciano mostrou o significado desta palavra sendo, re= coisa e pública= público, ou seja, coisa pública. A replública tornou possível o protagonismo do povo no momento de escolher seus representantes atráves do voto e a formulação de uma contituição onde está assegura do os direitos e os deveres da população como um todo. 
As discurssões giraram em torno da aplicação dos direitos que são inerentes à população como segurança, emprego, direito de ir e de vir, a vida particular inviolado dentre outros pontos. Logo após houve a separação dos participantes em grupos para debate sobre o préambulo (introdução da constituição)  e do 1º ao 5º artigo da Constituição brasileira. 
A participação dos participantes foi intensa, com troca de experiência e relatos de fatos reais, e como não poderia deixar de acontecer, o GJNPP ( Grupo Juventude Negra pela Paz) estava marcando presença para melhor formação do seu pessoal sobre os mais diversos temas. 

Nenhum comentário: